Consumidores podem degustar gratuitamente a qualidade do azeite extravirgem na Expointer
- Artur Chagas

- 30 de ago.
- 2 min de leitura

O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) está com presença destacada na 48ª Expointer, que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A entidade montou, em parceria com a Secretaria da Agricultura, um estande no Pavilhão Internacional, com o objetivo de aproximar produtores e consumidores de azeites extravirgens.
A feira de comercialização começou neste sábado, 30 de agosto, e funciona diariamente, das 8h às 20h. No último dia, 7 de setembro, encerrará às 17h. Estão expostos azeites da nova safra e marcas premiadas, permitindo que o público conheça e compre diretamente dos produtores. Participam da atividade expositores das marcas Batalha, Estância das Oliveiras, Pecora Negra/Potenza, Fazenda Serra dos Tapes, Prosperato, Vila do Segredo e Fazenda Quintana Azeite de Oliva.
O presidente do Ibraoliva, Flávio Obino Filho, comemorou o sucesso de público já no primeiro dia de degustação. “Os produtores que estão vendendo azeite no Salão Internacional estão bastante satisfeitos com o número de negócios realizados”, afirmou. Ele destacou tratar-se de uma oportunidade rara para o consumidor degustar de forma gratuita a qualidade diferenciada do verdadeiro azeite extravirgem. “Ele pode conhecer melhor os sabores e identificar a qualidade do verdadeiro azeite extravirgem, diferente do que normalmente encontra no balcão do supermercado”, comparou.
Obino Filho revelou que 110 municípios gaúchos possuem pomares de oliveiras e aposta em uma boa safra. “Todos nós do setor acreditamos em uma colheita superior em 2026, após dois anos de dificuldades. O inverno nos ajudou, vamos torcer para que a primavera nos ajude também e que nós voltemos a ter uma safra recorde.” Por fim, ressaltou que, além do Rio Grande do Sul, a qualidade do azeite extravirgem pode ser confirmada em pomares de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
As degustações guiadas gratuitas na Expointer acontecem nos dois finais de semana do evento (30 e 31 de agosto; 6 e 7 de setembro), nos horários de 10h30, 11h, 11h30, 15h, 15h30 e 16h. Na quarta-feira, 3 de setembro, as sessões ocorrem apenas pela manhã, às 10h30, 11h e 11h30.













Comentários